
A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que projecta e executa obras como edifícios, pontes, estradas, baragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária.
A engenharia civil, como a construção civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações:
- A engenharia civil (que só estava destinados para pessoas com estatuto social alta);
- A engenharia militar (que só estava destinado aos militares);
- A engenharia civil esta dividido em várias áreas, cuja são:
- A engenharia eléctrica;
- A engenharia mecânica;
- A engenharia química;
- A engenharia naval.
Na engenharia civil tem-se que primeiro estudar bem o meio ambiente a onde vão depois construir. Alguns factores são: O solo e o vento.
Depois de terem os dados do meio ambiente o engenheiro civil tem quer saber a onde vão por, precisamente as redes de instalações elétricas, hidro-sanitárias e gás.
Quando isso estiver feito o chefe do projecto tem que supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor.
A Engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.
Para ser engenheiro civil se tem que ter uma boa formação académica. Um estudante tem de adquirir conhecimentos teóricos e práticos em estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento, geotecnia e materiais, também o conhecimento de todas as exigências legais e de segurança. O curso de graduação é normalmente desenvolvido em cinco anos, ou muitas vezes onze semestres.
domingo, 8 de março de 2009
Engenharia Civil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário