sábado, 21 de março de 2009

Regimes Ditatoriais:Nazismo

1. Introdução

O regime ditatorial e/ou autoritário Nazi (que tem origem na língua/palavra alemã: “Nationalismus”) começou como um Partido Nacional chamada Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em curto Partido Nazi, que foi fundado por Adolf (Adolfo) Hitler em 1921. Por causa da miséria social e finançeira, da aceitação das condições do Tratado de Versalhes (1919) e, sobretudo, por causa da crise económica, que teve início nos EUA, mais especificamente na Bolsa de Valores de Nova Iorque na Wall Street, mais pessoas aderiram ao Partido Nazi. Em 30 de Janeiro de 1933 Hitler foi nomeado Kanzler (Chanceler(primeiro-ministro)) da Alemanha e assim o partido Nazi ficou o único Partido do país. Mais tarde em 1934 com a morte de Von Hindenburg, Presidente da República que nomeou Hitler Chancler, Hitler tomou o cargo de primeiro-ministro e Presidente da República. Depois da sua nomeação para presidente ele tinha poderes particamente ilimitados. Ele consolidou o nazismo, em forma terríveis e brutais, e fez começar a 2.° Guerra Mundial, que é até hoje a guerra que provocou mais mortos e estragos em volta do globo, e alguns deses estragos ainda se vê hoje em dia.

2. A Origem do Nazismo

O Nazismo era (e ainda é) um regime ditatórial e/ou autritário que manifestou-se sobretudo na Alemanha. O Nazismo tem origem no Partido Nazi, também chamado Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (em alemão: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP), mas foi um homen que conseguiu fazer o Partido Nazi o partido único da Alemanha, esse homen foi Adolfo (em alemão: Adolf) Hitler. Adolfo Hitler nasceu em Braunau am Inn no dia 20 de Abril de 1889 e morreu em 30 de Abril de 1945 em Berlim (em alemão: Berlin). Hitler tinha uma infância muito dura, sobretudo o pai dele que estava costantemente a batelo. Depois da morte do seu pai, Alois Hitler começou a procurar trabalho em Viena com 19 anos como pintor, facto que ele era um rapaz inteligente mas chumbou duas vezes no exame de admissão à escola secundária de Linz, por ser muito mal-humorado. Quando chegou a Viena a sua mãe morreu por causa de cancro e assim Hitler tornou-se orfão. Ele achou que ficaria conhecido como um grande pintor, mas nunhuma escola de artes queria-o admitir, assim ele foi a procura de trabalhos mas nunca conseguiu um, devido ao alto número de estrsngeiros (sobretudo Judeus) que
estavam a procura de trabalho em Viena. Ele ganhou dinheiro em vender algumas das suas pinturas e em receber algum dinheiro da sua tia, que tinha uma filha. Mais tarne Hitler vai-se sentir atraído pela sua sobrinha.
Depois do fim da 1.a Guerra Mundial a Alemanha estava em “maus lençois”, por ter iniciado a guerra. Nesse tempo Adolfo Hitler estava muito intessado em saber mais do anti-semiritismo. Assim ele começou em Monique o Regime Autoritário Nazi, que
ganhou sempre mais apoiantes por causa da Crise que começou
em 1929. Hitler foi muito popular no povo alemão, por causa do facto que ele culpou tudo o que estava mal na Alemanha aos Judeus. Assim inociou a ascenção do Nazismo na Alemanha.

3. A Idealógia do Nazismo

A idealógia do nazismo era renovador, no sentido mau. Como Hitler culpou os Judeus (mas também os ciganos e os comunistas) sempre mais pessoas começaram a odiar os Judeus de forma tão extrema que no futuro iriam matar milhões Judeus. Essas pessoas começaram, também, a adorar Hitler como fosse um Deus. Essas pessoas foram chamados Nazis.
Depois de Hitler tornar-se Chancler e Presidente da Repùblica, em 1934, depois da morte de Von Hindenburg, onde Hitler ganhou com 88% de votos numa eleição, ele tornou o Partido Nazi o partido único da Alemanha iniciando-se assim o terrível império de Hitler designado por III Reich.
Os princípios da Alemanha eram muito parecidos com o do Fascismo, ou seija, existia o Totalitarismo, o Nacionalismo, o Militarismo, o Imperialismo, o Culto do Chefe e/ou Personalidade (foi chamado “Führer“) e o Corporativismo.
Mas o Nazismo ainda tinha mais dois princípios que eram:
O Racismo: ideia de superioridade da “raça ariana” (raça alemã) em relação dos Judeus, ciganos, comunistas e pessoas com cor de pele escura;
O Anti-semitirismo: é a perseguição, expulsão e, mais tarde, a morte dos Judeus nos campos de extermínio que gerou mais tarde o genócido (extermínio em massa) e o Holocausta.

4. O Reino de Terror dos Nazis

4.1. A Expansão do Nazismo

A Alemanha de Hilter (em alemão: Hitlers Deutschland) começou a expandir-se, facto que os Nazis também seguiram o Imperialismo, em muitos países vizinhos e inimigos. Essa expansão gerou a 2.a Guerra Mundial.
O primeiro país a cair sob o domínio Nazi foi a Polónia, que
não teve hipótese nenhuma contra as 500 000 máquinas de matar (soldados nazi) e a poderosa força aéria alemã, designada por “Luftwaffe”, de Hitler. Depois dessa conquista “facíel” começou
a 2.a Guerra Mundial. País a pós país foi conquistado pela Alemanha. Em 1940 Hitler conquistou a Dinamarca e a Noruega. Numa “guerra relâmpago” ( em alemão: “Blitzkrieg”) a Alemanha invadiu a Holanda, a Bélgica, Luxenburgo e a França. Assim muitas pessoas fugiram para países neutros como Portugal. Em 1941 os nazis invadiram a Grécia e avançaram para o norte de África em direcção ao Egipto. A Alemanha até consegui conquistar a parte europeia da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), ou seija, até Moscovo. A última conquista de Hitler foi o Médio Oriente. O único país que
conseguiu derrotar a Alemanha foi a Inglaterra, através da Força Aérea Inglesa, designada por RAF. Houve um outro motivo porque a Inglaterra conseguiu resistir a Alemanha e esse motivo era que a Inglaterra estava aliado com os EUA. Mas a Alemanha também tinha aliados que eram a Itália e o Japão.
Também quando Hitler era muito popular no povo alemão, não todos pensavam como ele. Houve até um pequene grupo de genrais nazis que queriam matar Hitler. Essa operação foi designada por Operação Valquíria e foi comandado por o conde Claus Schenk Graf von Stauffenberg. Infelizmente a operação acabou por falhar. Ainda assim, a guerra acabou 9 meses depois.

4.2. O Holocausto

O Holocausto, durante a 2.a Guerra Mundial, foi um massacre de judeus e de outras etnias, como os ciganos, em campos de extermínio. Era muito parecido com o genócido.
Como o terror nazi esteve presente em quase todo o continente europeu muitas pessoas inocentes morreram. Tudo em tudo morreram cerca de 27 milhões de pessoas. Dessas 27 milhões, 20 milhões morreram nos campos de extermínio e os outros 7 milhões eram crianças judeus. O campo de extermínio onde morreram mais pessoas foi no campo de extermínio de Auschwitz.

5. O Fim do Regime Nazista

Depois de cinco anos de terror nazi (1939-1945) a guerra acabou e a Alemanha de Hitler caiu. A Alemanha perdeu devido a aliança da Inglaterra com os EUA. Na verdade houve, como na 1.a Guerra Mundial, outra vez duas alianças:
Os Aliados, foi formado por os EUA, a Grã-Bretanha, a URSS e por a Canadá.
As tropas de Eixo, foi formado pela Alemanha, Itália e pelo Japão.
Assim os Aliados já venceram muitas vezes as tropas do Eixo, como por exemplo na batalha de Midway e Guadalcanal, e também foram venceram as tropas do Eixo no Egipto por o gneral Montgomery.
Também quando os Aliados em si fizeram muito para ganhar a Guerra, foram os EUA que fizeram a diferença, através da libertação da França do domínio Nazi em 6 de Junho de 1944, o dia em que 100 mil homens lutaram pela liberdade. Esse dia ficou conhecido como Dia D (aconteceu na Normandia).
Mas a razão porque os EUA ganharam foi por causa da utelização da arma mais mortífera que o Homen alguma vez inventou, a bomba atómica. A bomba atómica foi inventada por cientistas americanos através da teoria de Albert Einstein. Quando os americanos conseguiram construi-la a explosão da bomba foi assim tão grande que até matou alguns dos seus próprios homens. Mas a ironia é que os americanos não lançaram a bomba em cima da Alemanha, mas sim, em cima do Japão. A Alemanha rendeu-se em Março de 1945 por causa que as suas fronteiras estavam cercados por tropas dos Aliados. Por essa causa Hitler suicidou-se e os generais alemães renderam-se, e com ela a Itália. O Japão rendeu-se em 9 de Agosto por causa dos cerca de 200 mil mortos que a bomba atómica “Little Boy” e “Enola Gay” provocaram em cima de Hiroxima e Nagasáqui.

Nenhum comentário: